Notícias

Estudantes dos 4º e 5º anos de Bento Gonçalves participaram de análise sensorial com o suco de uva 100% durante o Embrapa & Escola. Foto: Viviane Zanella

Degustação de suco de uva é realizada no Embrapa & Escola

30 de Outubro de 2017


Projeto anual promovido pela Embrapa Uva e Vinho, com apoio do Ibravin, levou mais de mil crianças da rede de ensino de Bento Gonçalves para atividades de aprendizado na sede da unidade

De 23 a 27 de outubro, mais de mil crianças dos quartos e quintos anos das redes pública e privada de ensino de Bento Gonçalves (RS) estiveram na sede da Embrapa Uva e Vinho, na Serra Gaúcha, participando do programa Embrapa & Escola, que teve o apoio do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). Com o tema “A Matemática está em Tudo”, a iniciativa integrou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, e apresentou de forma prática como a matéria está sempre presente no dia a dia de todos e é fundamental para o desenvolvimento de diversas pesquisas.     

Ao longo do passeio de um turno, os estudantes passaram por diferentes Estações do Conhecimento, que abordam áreas como Análise Sensorial, Fitopatologia e Estatística, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, Biologia Molecular, Entomologia e Estação Meteorológica. No Laboratório de Análise Sensorial, os estudantes degustaram e compararam o suco de uva 100% e o néctar de uva. O ambiente foi o preferido de Vitória Strapasson. "Gostei mais da área de Análise Sensorial, onde a gente analisou os sucos”, contou a aluna de 10 anos.   

Juliano Augusto Dutra, 11 anos, também se divertiu com a experiência no laboratório. “Achei interessante perceber as diferenças e poder avaliar os dois produtos. Preferi o suco de uva 100%. Gostei mais do sabor, da cor e da consistência. Eles estavam melhores que o néctar”, revelou o estudante, que já consome o suco de uva.    

No encerramento, os grupos acompanharam os resultados da degustação dos produtos que eram apresentados em formato de gráficos, relacionando a temática do evento "A matemática está em tudo".

Silvana Buriol, analista e coordenadora do Embrapa & Escola, da Embrapa Uva e Vinho, comenta que quando soube do tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ficou um pouco apreensiva, pois não sabia como mostrar a matemática de forma interessante para as crianças. “Fui surpreendida positivamente. Primeiro porque tivemos muita procura por parte da equipe de pesquisa para a montagem das Estações do Conhecimento, pois a matemática está muito presente na pesquisa e na ciência. Depois pela rapidez no preenchimento das vagas para as visitas. E, ao final, por constatar o interesse e participação das crianças com os temas propostos em volta da matéria", avaliou.

As professoras que acompanharam os estudantes também aprenderam e se divertiram com o projeto. Camila Quiosse Vilanova, professora da Escola Estadual José Farina, que participou pelo quinto ano, observa que a cada edição são apresentadas novidades. “Mudam de técnicas e as crianças vão aprendendo coisas novas. Depois levamos para sala de aula. Quando a gente divulga esse projeto, os alunos já se mostram bem interessados em vir para a visita", pontuou.           

Já Luana Bassani, professora da mesma instituição de ensino, participou pela primeira vez do evento: "Achei muito interessante, pois os alunos receberam várias informações que eles não conheciam. Pretendo trazer nos próximos anos porque vi que as crianças gostaram bastante".

O programa Embrapa & Escola é uma ação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), desenvolvida por suas unidades em todo o país. Entre seus objetivos está a promover a aproximação entre o centro de pesquisa e instituições de ensino, repassando aos estudantes e professores informações sobre o trabalho desenvolvido pela Empresa.
 

Assessoria de Imprensa Embrapa Uva e Vinho
Maria Francisca Canovas de Moura: (54) 3455.8120 - uva-e-vinho.imprensa@embrapa.br

Assessoria de Imprensa Ibravin: www.ibravin.org.br
Martha Caus: (54) 3538.3048 | (54) 9.8111.4450 - imprensa@ibravin.org.br
Cassiano Farina: (54) 3538.3048 | (54) 9.9937.9027 - imprensa2@ibravin.org.br
Camila Ruzzarin: (54) 3538.3048 | (54) 9.9190.1392 - imprensa3@ibravin.org.br