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Passeio por paisagens das regiões vitivinícolas estão entre as atrações do enoturismo na Serra Gaúcha Foto: Tatiana Cavagnolli

Desenvolvimento do enoturismo é tema de seminário

12 de Junho de 2017


Ação promovida pelo Ministério do Turismo e Ibravin ocorre nesta terça (13) e quarta-feira (14), na Serra Gaúcha. Hotelaria, gastronomia e linhas de crédito estarão entre os assuntos em debate

Dados do Censo Vinícola realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) mostraram que pelo menos 25% das vinícolas gaúchas apostam no enoturismo como forma de impulsionar a receita e dar visibilidade aos seus produtos. O mesmo estudo, concluído em 2014, apontou que 64% vendem diretamente aos clientes que as visitam, seja por retirada no varejo ou por telefone e internet. Para ampliar ainda mais o número de empresas com atividades ligadas ao turismo, o Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Ibravin, promove o II Seminário “Enoturismo: Oportunidades e Perspectivas de Desenvolvimento”, nesta terça e quarta-feira, dias 13 e 14 de junho, em Pinto Bandeira e Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Bento Gonçalves, do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) – Região Uva e Vinho e Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC).

A intenção é criar um ambiente propício em que empresários, agentes de governo e especialistas do ramo discutam os desafios, oportunidades e o alto potencial de desenvolvimento do enoturismo brasileiro com outras atividades, além da produção vitivinícola. A denominada hotelaria de charme ou boutique e a gastronomia gourmet estão entre as atividades que integram os roteiros de enoturismo. A primeira edição do seminário ocorreu em novembro do ano passado, durante o 28º Festuris Gramado – Feira Internacional do Turismo.

Para conhecer a realidade de empreendimentos que têm o enoturismo como foco, na terça-feira (13), a partir das 10h30min, será realizada uma visita técnica na Don Giovanni, em Pinto Bandeira (RS). A vinícola familiar oferece pousada, restaurante e visita guiada, um dos modelos que devem ser apresentados no seminário como alternativa de agregar valor aos produtos, ampliar a receita e divulgar a própria empresa e a região em que está inserida.           

Na quarta-feira (14), com início às 15h, ocorrem as palestras com a arquiteta Vanja Hertcert, com o chef Rodrigo Bellora e com o diretor do Departamento de Ordenamento do Turismo do MTur, Rogério Cóser. A programação do seminário ocorre em paralelo a ExpoBento, no salão de eventos do CIC, em Bento Gonçalves (RS).

O presidente do Ibravin, Dirceu Scottá, lembra que entre as vinícolas que não possuíam ações ligadas ao enoturismo quando foram questionadas pelo Censo, aproximadamente 42% manifestaram intenção de desenvolvê-las nos próximos cinco anos. “O enoturismo é cada vez mais uma atividade da qual temos de nos apropriar. Este seminário vai poder nos mostrar que são inúmeras as formas de atrair visitantes, seja pela paisagem, gastronomia e, principalmente, pelos nossos vinhos. Tudo isso, aliado a cultura do vinho que é destacada nas regiões vinícolas, forma uma excelente alternativa para quem busca uma experiência completa”, acredita. Scottá salienta outro dado importante registrado pelo estudo: 79% das vinícolas que trabalham fortemente com o enoturismo estão localizadas em roteiros turísticos.

O II Seminário “Enoturismo: Oportunidades e Perspectivas de Desenvolvimento” tem como público-alvo empresários, agentes de governo, especialistas e associações ligadas aos ramos turístico e vitivinícola.  Para a visita técnica as vagas são limitadas e a inscrição pode ser feita pelo e-mail investimento@turismo.gov.br ou diretamente pelos telefones (61) 2023.7667/ 7663. Para participar do seminário, na quarta-feira (14), a inscrição é gratuita e deve ser realizada no site www.investimento.turismo.gov.br.

PROGRAMAÇÃO

DIA 13/06/2017     
VISITA TÉCNICA - VINÍCOLA DON GIOVANNI
Horário:
10h30min
Endereço: VRS 805, Linha Amadeu, Km 12, em Pinto Bandeira (RS)

DIA 14/06/2017
II SEMINÁRIO ENOTURISMO: “OPORTUNIDADES E PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO” 
Local:
ExpoBento - Salão de eventos do CIC, na Alameda Fenavinho, 481, em Bento Gonçalves (RS)
15h: Boas-vindas do MTur
15h30min: Palestra "Sucesso com 7 suítes: Paisagem + Cultura + Arquitetura", com a arquiteta Vanja Hertcert
16h: Palestra “Cozinha de Natureza”, com o chef Rodrigo Bellora
17h: Palestra “Linhas de Crédito no Turismo”, com o diretor do Departamento de Ordenamento do Turismo do MTur, Rogério Cóser
17h30min: Coffee break       
Inscrições: pelo e-mail investimento@turismo.gov.br ou diretamente pelos telefones (61) 2023.7680/7663.   


DADOS SOBRE ENOTURISMO      
O Censo Vinícola foi elaborado por demanda do Ibravin pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Divulgado no início de setembro de 2014, colheu impressões de 346 empresas produtoras de vinhos, espumantes e sucos em diversas regiões do Estado do Rio Grande do Sul, entre setembro de 2013 a maio de 2014. Este total representa 79% das empresas com contexto válido para pesquisa. À época, existiam 545 vinícolas ativas registradas no Cadastro Vinícola gaúcho.

  • 25% das vinícolas informaram possuir alguma ação ligada ao enoturismo
  • A participação da receita proveniente do enoturismo apresentou média de 15%
  • 64% das vinícolas vendem diretamente aos clientes que as visitam, seja por retirada no varejo ou por telefone e internet
  • Entre as vinícolas que possuem ações de enoturismo, 79% está inserida em algum roteiro turístico, sendo o Vale dos Vinhedos o referencial mais citado
  • Dentre os que não possuem ações ligadas aos enoturismo, aproximadamente 42% têm intenção de desenvolvê-las nos próximos cinco anos
  • 55,7% com ações de enoturismo recebeu, em 2013, até 500 visitantes, sendo predominantemente famílias. Na maioria dos casos (65%), os visitantes ficam sabendo a respeito da vinícola por recomendações de amigos ou familiares. A internet foi citada por 48% das vinícolas
  • As principais formas de comunicação são recomendações dos clientes, o popular boca-a-boca (69,5% dos casos), e visitas aos clientes (51,8%). O site da empresa na internet foi citado por 30,8% das empresas

Fonte: Censo da Indústria Vinícola do Rio Grande do Sul


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